Caros companheiros, devido a demasiada preocupação de todos os alunos do IFRJ- Campus Volta Redonda em relação a greve que está ocorrendo, solicitei a professora Ana Paula para que conversasse com os demais professores e solicitasse que o grêmio Estudantil fizesse parte da assembleia geral ocorrida nesta quinta feira (18 de Agosto) no próprio campus.
Minha solicitação foi atendida e ontem (18 de Agosto), às 9h começou a assembleia que tinha como propósito discutir a posição dos professores e alunos em relação a greve, as medidas tomadas para amenizar seus transtornos e o esclarecimento de dúvidas tanto da parte dos docentes quanto dos discentes.
Força do Movimento Nosso movimento continua ganhando força, na semana passada eram 150 instituições que haviam declarado greve. Essa semana já somos 175, ou seja, houve um número significativo de 25 instituições aderindo a nossa causa em uma semana.
Sobre as Aulas Este foi um dos assuntos mais polêmicos e debatidos na assembleia desta quinta-feira, pois , como todos devem saber, a greve se trata de um movimento facultativo, ou seja, nenhum professor , funcionário ou aluno é obrigado a aderir a sua causa, assim como não pode ser impedido de recusá-la. Dessa maneira, houve vários boatos sobre aulas durante o período de greve, boatos estes que foram esclarecidos nesta reunião.
Mas antes de expor a conclusão, vale a pena relatar os motivos pelos quais as decisões foram tomadas. Estes motivos estão listados a seguir:
1. O professor não poderá aplicar nenhum tipo de avaliação durante o período de greve, tampouco fazer chamadas, ou seja, nenhum aluno pode reprovar por faltar aulas enquanto a greve estiver decretada.
2. Todas as aulas deverão ser repostas, de acordo com o calendário que posteriormente será elaborado pela reitoria. Todos os professores devem respeitar este calendário, sendo assim obrigados a repor as aulas nas datas destinadas a esta atividade, mesmo que não tenham aderido a greve e tenham dado aula enquanto a mesma decorria. Resumindo, nenhum registro de presença ou nota relacionado ao tempo em que se esta de greve será válido.
3. Durante o período de greve os alunos que usufruírem o direito de transporte grátis durante o horário de aula terão este direito cortado, pois uma vez decretada a greve, entende-se que o aluno não necessita mais deste direito para locomover-se a escola. Desta maneira, manter-se na escola ficaria inviável para muitos alunos que moram em outras cidades, pois há alunos que gastam mais de R$ 10,00 reais de passagem todos os dias.
Conclusão chegada: Avaliando estas circunstãncias, ficou decidido que os professores não darão aula durante a greve. Sendo que, os que mesmo assim desejarem dar aula, deverão mandar um e-mail a COTP até às 12h de hoje (19 de Agosto) declarando que continuarão com suas aulas. A COTP , por sua vez, enviará um e-mail para o Grêmio Estudantil e este avisará os alunos através deste espaço (fórum).
Comissões de GrevePara uma melhor organização, foram eleitas comissões de greve. O comando do Rio é responsável em ir em todas as reuniões, assembléias e manifestos ocorridos no Rio de Janeiro. A comissão de Volta Redonda se baseia em todos os outros professores, que estarão responsáveis em participar de todas as reuniões, assembléias e movimentos ocorridos aqui na cidade. Vale a pena ressaltar que na próxima quarta-feira, dia 24 de Agosto, haverá a eleição do COMANDO DE VOLTA REDONDA, que será o responsável em auxiliar o Grêmio Estudantil e o centro acadêmico na realização de passeatas e protestos envolvendo alunos de vários campi.
As comissões são:
COMISSÃO DE ÉTICA: Ana Paula, Pedro Henrique e Renata.
COMANDO NO RIO: Marco Aurélio, Marco Pacheco, Leonardo Cescon.
GRUPO DE VOLTA REDONDA: todos os demais professores e auxiliares técnicos do IFRJ-Campus Volta Redonda, sendo que suas reuniões ocorrerão todas as quartas-feiras às 14h.
Obs: lembrando que o comando de Volta Redonda será eleito na próxima quarta-feira.
SEMATECA SEMATEC está suspensa indefinidamente até ser remarcada de acordo com o novo calendário que será feito para a reposição de aulas.